segunda-feira, 25 de maio de 2009

Artistas de pixels


Coke Belfast Poster

Conheça a técnica chamada pixel arte, os desenhos ponto a ponto para a Internet. Veja como muitos universitários entraram com o pé direito na carreira com um hobby.

Quem é estudante e não dá muita atenção ao programa Paint do Windows pode parar e pensar duas vezes. Não só ele como outros softwares como o Photoshop e o Gimp estão virando um modo de vida para muitos estudantes em todo o Brasil e até no exterior. Em dias onde todo mundo tem blog, fotolog ou perfil no Orkut, nunca foi tão popular o design para a Internet. De mania adolescente para a mesa de produtoras de Web internacionais, um estilo retro que mistura arte e design com tecnologia volta com toda a força. Pixel art é a mania de desenhar a partir dos menores elementos de uma imagem eletrónica, os pixels. Como em um bordado eletrónico, passa-se horas na frente do computador desenhando pixel a pixel bonecas, cidades e até mesmo posters gigantes.

A técnica, que pode ser traduzida literalmente por "pixel arte", surgiu mais por necessidade do que por inventividade. No início dos video jogos, os personagens não passavam de formas coloridas quadriculadas que ficaram famosas em games como os encontrados nos cartuchos do Atari 2600. Com a sofisticação tecnológica e a melhoria das velocidades de conexão, as imagens aprimoraram-se. O 3D agora é parte quotidiana da Internet. A velha técnica do pixel arte, no entanto, não morreu. Agora até em formato 3D, como nos pioneiros Eboy.com ou Habbo Hotel, o mosaico eletrónico ainda enche os olhos e atrai milhares de páginas vistas.

O Universia foi procurar os praticantes de pixel arte no Brasil e descobrir qual o fascínio que a técnica desperta. A surpresa é que, além de uma brincadeira simpática, a pixel arte é o primeiro passo para uma carreira ou um site com muito sucesso.

saber +

Blog do Eboy

0 comentários:

Enviar um comentário

TOP