sábado, 30 de maio de 2009

Vuk Cosic - Deep ASCII



Asciimator, TTYVideo

Palavras-chave:ASCII, cinema, net.art


Site do artista: http://unvwdjudrmk.org/-mk/ascii/filrn


Figura seminal na história da New Media Art, o artista esloveno Vuk Cosic foi amplamente conhecido por ter cunhado o termo «netart» em 1995. Como artista de New Media Art, Alexei Shulgin chama a atenção para o facto de a frase de Cosic ser um ready-made à Duchamp: Cosic viu as palavras «net» e «art» juntas por um ponto, numa gralha de uma mensagem de correio electrónico, e começou a usar o termo para descrever a arte baseada na Net. Apesar de o ponto ter eventualmente caído, o termo rapidamente se generalizou.

O título de um dos mais conhecidos projectos de Cosic, ASCII History of Moving Images, evidencia o interesse do artista pelo processo que toma a arte histórica. Neste trabalho Cosic converte cenas de filmes clássicos e programas de televisão, como «Psico», de Alfred Hltchcock, o filme pornográfico «Garganta Funda» (reeditado como Deep ASCIf) e as séries de ficção científica como «StarTrek», em curtas animações. Cosic usa o software para transformar cada fotograma do original numa imagem, em que os caracteres ASCII desempenham o papel de pixels ou pontos Benday para dar origem a figuras, sombras e objectos no ecrã. Cosic corre então estes fotogramas numa sucessão rápida, reanimando efectivamente o trabalho original. O ASCII (American Standard Code for Information Interchange), utilizado pela primeira vez em 1963, é um conjunto de equivalentes numéricos para letras e símbolos que permite aos utilizadores do computador trocar texto entre diferentes sistemas de computador.

Cosic não foi de forma alguma o primeiro a utilizar os caracteres ASCII para fazer imagens. Quando os computadores tinham farta de capacidade gráfica, os utilizadores produziam desenhos no ecrã formando linhas e formas com as letras, números e símbolos ASCII. Nos anos 1990 era comum entre os entusiastas da Internet decorar o final das mensagens com esses desenhos ASCII, feitos manualmente ou utilizando software que convertia as imagens em arte ASCII. Ao usar ASCII para recriar filmes e programas de televisão, Cosic expande o método rudimentar de produção a um limite absurdo. Ao fazer isso, cria animações com uma estética retro-futurista.

Cosic teve formação em arqueologia e o seu Cinema ASCII exemplifica a abordagem arqueológica dos media como uma realização artística comum entre os artistas de New Media Art. No entanto, o interesse de Cosic pelas tecnologias antiquadas é muito mais do que académico. A sua ressurreição do ASCII é uma crítica da lógica utilitária que sublinha o desenvolvimento dos novos meios de comunicação e uma celebração da sua falta de objectividade.

«[os meus] trabalhos e experiências com o Ascii dinâmico... [são] cuidadosamente dirigidos para a sua máxima inutilidade, do ponto de vista da alta tecnologia dos nossos dias e das suas consequências. Tento olhar para o passado e continuar a melhorar alguma tecnologia marginalizada ou esquecida.»


Vuk Cosic


Fonte: Tribe, Mark e Jana, Reena (2007). New media art. Alemanha: Tashen

0 comentários:

Enviar um comentário

TOP