quarta-feira, 27 de maio de 2009

Entrevista com o Manipulador de Imagens Erik Johansson



Manipulação de imagens é algo sempre interessante de se ver porque - e isso é o importante - elas dão uma visão realista a uma imagem irreal. Erik Johansson, é um estudante de engenharia da computação de 23 anos de idade da Suécia que é muito criativo e tem sempre ótimas idéias para manipulações.

1. Primeiramente gostaríamos de agradecer seu tempo em nos conceder essa entrevista. Por favor nos fale mais sobre sua arte, seu background em design e sobre como se tornou artista e designer?

R: Estou estudando engenharia da computação e nesse momento também estou fazendo um programa de mestrado em Design Interativo. É um curso sobre como criar mais interatividade entre o usuário e o computador e também para tornar essa experiência mais amigável. Não é muito relacionado com meu trabalho fotografando e manipulando imagens pois esse foi um assunto que descobri depois. Ganhei minha primeira câmera digital quando fiz 15 anos, fiz algumas mudanças nas fotografias e achei aquilo muito divertido, mas realmente comecei com esses trabalhos em 2007 quando comprei minha primeira câmera SLR. Foi nesse momento que comecei a levar a sério as manipulações.

2. Suas manipulações são muito criativas e únicas. De onde vem sua inspiração? Como surgem as idéias?

R: Essa é uma pergunta difícil pois sinceramente não sei realmente dizer pois a inspiração está em qualquer lugar do dia a dia. Também gosto de olhar fotografias e desenhos na web como inspiração. Acredito que o mais importante é anotar cada idéia para evitar que ela desapareça em alguns segundos.

3. Você poderia descrever seu típico processo de trabalho (início ao fim) em um design?


R: Eu sempre tenho um rascunho da idéia final, que acaba sendo sempre diferente do resultado, no bom sentido, claro. Quando tenho alguma idéia tento encontrar bons locais para fazer as fotos e então é hora de fotografar. O tempo de cada trabalho difere, mas é algo entre 10 a 20 horas por fotografia.

4. Quais são as ferramentas que usa, hardware e software?

R: Minha câmera é uma Canon eos 40d geralmente usada com a lente Canon 17-40/4L. O computador que uso tem um processador Intel i7, 6 gb ram com Asus Radion 4850 e um monitor Eizo 22". Na parte de software eu use parte Vista 64-bit e Photoshop cs4, nenhum software 3d.

5. Na sua opinião quais os prós e contras de ser um designer?

R: É difícil ser sempre criativo, mas esse é um trabalho criativo!

6. Como seu trabalho como artista e designer influencia sua vida? Você sente por exemplo que vê as coisas ao seu redor de maneira diferente?

R: Sim, as vezes me pego pensando em que tipos de idéias poderia ter para mostrar as coisas ao meu redor. Mas agora aprendi a ser mais tranquilo.

7. Quais são seus próximos projetos?

R: O futuro dirá, mas eu provavelmente precisarei de um peixe em um dos projetos. Eu também estou com uma idéia envolvendo luzes da cidade que pretendo finalizar em breve.

8. Quais são seus top 5 websites favoritos e porquê?

R: Pergunta complicada.

Fotosidan.se - uma comunidade a sueca de fotos

Moderskeppet.se - uma comunidade também sueca sobre photoshop

Deviantart.com - bom para inspiração

Worth1000.com - outra boa opção para inspiração

smhi.se - serviço sueco de meteorologia, importante para decidir entre fotografia ou photoshop

9. Mais uma vez agradecemos pela entrevista. E para encerrar, tem alguma dica para futuros artistas e designers?

R: Tentar é uma boa forma de aprender, e é a maneira como tenho aprendido a maioria das coisas que sei. Agradeço a vocês também.

Onde encontrar Erik Johansson na web

www.alltelleringet.com/ - Site Pessoal

http://www.fotosidan.se/..../98073 - Seu perfil em uma comunidade sueca



Fonte: http://abduzeedo.com.br/entrevista-com-o-manipulador-de-imagens-erik-johansson

0 comentários:

Enviar um comentário

TOP