terça-feira, 12 de maio de 2009

Edição de imagem

Edição de imagem (Adobe PhotoShop ou equivalente)

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Download: http://www.adobe.com/downloads/ - Inglês – gratuito por 30 dias

Tutoriais:

http://www.tutoriais.org/ - Português
http://www.mxstudio.com.br/ - Português
http://www.okapixel.com/ - Inglês

Alternativa ao Photoshop - Gimp (opensource)

O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um editor de imagens bitmap, um programa para criação e edição de imagens de bitmap. Também tem suporte a formatos de imagem vectorial.

Download: http://www.gimp.org/ - Inglês

Tutoriais:

http://www.gimp.org/docs/ - Várias línguas excepto Português
Morphing 2D (MorphMan ou equivalente)

Download: http://www.stoik.com/Morphman/ - Inglês

Tutoriais:

http://www.stoik.com/Morphman/ - Inglês

Edição gráfica (Freehand ou equivalente)

Macromedia FreeHand é um software da Macromedia de edição de gráficos vectoriais bidimensionais orientados ao mercado profissional do design gráfico. É uma aplicação flexível, bastante usada em diagramação (paginação). Possui capacidades avançadas de manipulação de imagens vectoriais e, de forma limitada, em imagens raster, para impressão e para a World Wide Web. Tem sido utilizado em produção para a Web por sua grande integração com os outros programas da Macromedia, como o Macromedia Flash. Antes de seu desenvolvimento ser cancelado, competia no mercado profissional com os programas Adobe Illustrator e o CorelDraw. Com o lançamento do Adobe Creative Suite 3, o FreeHand foi oficialmente substituído pelo Adobe Illustrator.

Download: http://www.adobe.com/products/freehand/ - Inglês – gratuito por 30 dias

Tutoriais:

http://www.adobe.com/products/freehand/productinfo/newfeatures/
http://www.mxstudio.com.br/

Illustrator

Adobe Illustrator é um editor de imagens vectoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe Systems. Foi criado inicialmente para o Apple Macintosh em 1985 como complemento comercial de software de fontes da Adobe e da tecnologia PostScript desenvolvida pela empresa.

Download: http://www.adobe.com/downloads/ - gratuito por 30 dias

Tutoriais:

http://www.mxstudio.com.br/ - ver tutoriais relacionados com o programa.

Alternativa ao Freehand e Illustrator – Inkscape (Gratuito / opensource)

Inkscape é um software livre para editoração eletrônica (Portugal: edição electrónica) de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso.

Download: http://www.inkscape.org/ - Inglês

Tutoriais:

http://inkscapetutorials.wordpress.com/ - Inglês

Digitalização de imagem

(qualquer programa de edição de imagem que se ligue ao scanner por TWAIN ou o próprio processo de digitalização do SO XP)

0 comentários:

Enviar um comentário

TOP