sábado, 9 de maio de 2009

Bibliografia Complementar

Ayma, P. et al. (1991). Référentiel technique de fabrication, L´Industrie du Dessin Animé en Europe, Bible Technique Européenne. CARTOON / Le Centre National de la Cinématographie / L’Agence Nationale pour L´Emploi / Le Centre Gobelins.

Manual de referência para a fabricação de animação; muitos dos métodos de gestão de animação aqui apresentados podem e devem ser incorporados no processo de criação multimédia.

Canemaker, J. (1988). Storytelling in Animation, The Art of the Animated Image, Vol. 2. The American Film Institute.

Este pequeno livro é uma antologia sobre o tema com material muito interessante de explorar do ponto de vista da narrativa e da construção de ambientes, um ponto importante a desenvolver em multimédia.


Compesi, R. J. & Sherriffs, E. (1990). Small Format Television Production (2ª ed.). Allyn and Bacon.

Livro de produção televisiva para pequenos formatos; permite ter a percepção da adaptação necessária à linguagem audiovisual para obter impacto e comunicar através de vídeo no contexto do espaço imagem em formato reduzido, abordagem essencial na produção de vídeo para multimédia.


Culhane, S. (1986). Talking Animals and Other People. New York: St. Martin´s Press.

Culhane, S. (1988). Animation From Script to Screen. New York: St. Martin´s Press.

Culhane, animador da Disney, apresenta a sua experiência e resultados alcançados enquanto animador; a importância da experiência em animação tradicional tem a ver com o facto de que hoje, um dos realizadores mais bem sucedidos, é John Lasseter que, tendo sido animador da Disney e trabalhando em desenho animado tradicional, passou para a Pixar para realizar animação 3D, sendo autor de Toy Story e outros filmes de longa metragem em animação 3D, filmes estes que se têm transformado posteriormente em grandes sucessos de produtos multimédia, nomeadamente jogos, onde as mesmas personagens são utilizadas de forma interactiva.

Foley, J.D. et al. (1990). Computer Graphics Principles and Practice (2ª ed.). Addison-Wesley Publishing Company.

Livro de referência para se perceber as bases tecnológicas em que assentam os componentes multimédia; para professores; livro genericamente avançado mas com vários capítulos acessíveis.

Laybourne, K. (1979). The Animation Book - a complete guide to animated filmmaking from flip-books to sound cartoons. New York.: Crown Publishers Inc.

Uma das boas referências sobre animação mas que contém erros quando aborda e descreve a técnica de Tela de Alfinetes.

Lopes, P.F. (1988). SARA: Um Sistema de Animação por Computador. IST, UTL.

Tese de Mestrado que sistematiza as técnicas de animação, tradicionais e por computador, de forma acessível e completa.


Lopes, P.F. (1996). Tela de Alfinetes Digital: um novo paradigma de animação por computador. IST, UTL.

Tese de Doutoramento que trata de forma aprofundada da técnica de animação em tela de alfinetes tradicional no contexto das técnicas de animação, tanto tradicionais como por computador. Apresenta e desenvolve a técnica de tela de alfinete digital, técnica nova de animação numa área emergente de NPR (Non-Photorealistic Rendering).

Solomon, C. & Stark, R. (1983). The Complete KODAK Animation Book. Rochester, NY: Eastman Kodak Company.

Livro de referência para técnicas de animação.

0 comentários:

Enviar um comentário

TOP